top of page
Cena-01-Amarelo_semlogo.png

Seja bem-vindo!

OS TRAVASSOS

Cena-04-Terra.png

TERRITÓRIOS DE MARAPANIM

OS TRAVASSOS

O Grupo de Carimbó Raízes do Mestre Travasso foi fundado no dia 23 de novembro de 2017, visando a preservação da cultura de sua localidade, a Vila de Cruzador, no município de Marapanim, nordeste do Pará. O grupo foi fundado pelo senhor Almir do Rosário, em homenagem ao seu avô, o Mestre Travassos. Este que era um fazedor de cultura popular da Vila de Maranhãozinho, que após casar, mudou-se para Cruzador, onde era tocador de viola nas festas das colheitas, festividades em louvação aos santos populares, conjuntos de pássaros juninos e no Carimbó.E em homenagem a ele foi criada a escolinha mirim de Mestre Travasso. Influenciados pela trajetória cultural do patriarca da família, os netos e netas do Mestre Travasso iniciaram seus aprendizados com Mestre Almir desenvolvendo suas aptidões artísticas nas vivências com a cultura do Carimbó.
 

IMG_7915.jpg
Territórios
Carimbó
Cena-04-Terra.png

TERRITÓRIOS DE MARAPANIM

MESTRE TRAVASSO

O grupo é formado por:

Mestre Otávio (Maracas)

Mestre Almir Do Rosário Oliveira (Vocalista)

Almir Amaral da Silva (banjista)

Ana Paula Monteiro Oliveira (curimbó)

Almir do Rosário Oliveira Junior (curimbó)

Elielson Gomes (sopro)

Adílio do Rosário Oliveira (maraca)

Reinaldo da Silva Martins (milheiro)

Jefferson da Silva Sarmento Júnior (maracas)

João Victor Alves Barros (milheiro)

Jhonata Andrey (milheiro)

 

Com as dançarinas: Nivia Oeiras, Anésia do Rosário, Alana Paôla, Andreyna Oliveira, Donária do Rosário, Aldailza do Rosário e Naiane Costa.

 

Os instrumentos são confeccionados por: Ana Paula Monteiro, Almir do Rosário e Lucival Carvalho. E Maria do Socorro Oeiras é quem confecciona as vestimentas do grupo.

SITE_Carimbo_BG_Salvaguarda.png

MÚSICAS

SITE_Carimbo_BG_Mestres.png

MESTRES OS TRAVASSOS

MESTRE OTÁVIO

Raimundo do Rosário Travasso era morador da Vila de Maranhãozinho em Marapanim. Aos vinte anos de idade mudou-se para Vila do Cruzador, trazendo seu banjo na sacola. Foi também na Vila de Cruzador onde constituiu família e destacou-se como Mestre da cultura popular. Nesta Vila atuou como artesão, folclorista, músico e compositor de carimbó, no qual foi fundador do conjunto de carimbó Os Canarinhos. Criou enredos de cordão e boi-bumbá, cantador de ladainha em latim e fomentou e incentivou a criação de festas populares que até hoje são realizadas, como a Festa de São Benedito e outras que continuam divertindo a comunidade que tanto amava.

Salve Mestre Travasso!

Captura de Tela 2021-11-28 às 23.25.51.png
Mestres
Cena-06-Azul.png

VÍDEO

Design sem nome (43).png

RAÍZES DO MESTRE TRAVASSO

SALVAGUARDA

A Escolinha de Carimbó Mirim do Mestre Travassos nasce com o objetivo de salvaguardar a cultura ancestral do Carimbó na Vila de Cruzador, na região da água doce, do município de Marapanim. Mestre Almir observava preocupado o desinteresse da juventude pelos saberes tradicionais da música, dança e vivências do Carimbó, foi então que resolveu ensinar seus filhos e sobrinhos com o objetivo de formar um grupo de Carimbó. Desde então, tendo como primeiros integrantes os familiares do saudoso Mestre Travassos, foi dada continuidade no trabalho que Mestre Almir vinha construindo, visando a preservação da memória de seu avô, que foi um grande fazedor de cultura da localidade.

A Escolinha visa trabalhar as diretrizes da Educação Patrimonial e fomentar a relação e o debate sobre o tema, além de refletir sobre a mobilização social no campo patrimonial, através de estratégias educativas que são fundamentais para a interação cultural entre os diversos atores sociais envolvidos e preocupados com a preservação da memória popular.

Em 2021 a Escolinha Mirim foi premiada pelo edital de Patrimônio Imaterial da Lei Aldir Blanc Pará.

Salvaguarda
Design sem nome (43).png

RAÍZES DO MESTRE TRAVASSO

FESTIVAIS

O Festival Cupurimbó ocorre, sem data fixa, entre os meses de março e abril, desde 2018. O nome faz menção a vasta área de plantação de cupuaçu existente na localidade de Cruzador. Participam do evento os grupos de Carimbó da região da água doce de Marapanim, onde também ocorre também bingos para angariar fundos para a premiação dos grupos participantes do evento.

bottom of page